Quando se trabalha com importações, é fundamental conhecer as datas importantes que afetam o comércio exterior, como o Ano Novo Chinês. Diferente dos países ocidentais, a China segue o calendário lunar – de 354 dias – que se baseia nos 12 ciclos da Lua. Por esse motivo, não há uma data fixa para celebrar a virada do ano. Em 2023, o ano novo chinês se iniciou no dia 22 de janeiro e terminará em 9 de fevereiro de 2024 do nosso calendário.
Neste conteúdo, vamos falar mais sobre essa importante data e seus impactos no comércio exterior. Confira!
- O Ano Novo Chinês
- 2023: O Ano do Coelho
- Como o ano novo impacta a China?
- Como impacta o comércio exterior?
O Ano Novo Chinês
O Ano Novo Chinês é uma das principais celebrações chinesas, comemorada em todo o mundo por pessoas de origem chinesa e asiática. Geralmente, cai entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro.
A diferença entre o calendário chinês e o gregoriano se deve ao primeiro não ser sincronizado às estações do ano (primavera, verão, outono e inverno), que consideram o período de rotação da Terra em torno do Sol. Apesar disso, o calendário utilizado por nós é seguido por eles para questões civis e comerciais.
O calendário chinês é diferente do ocidental, pois se baseia no ciclo lunar, enquanto o ocidental tem o ciclo solar como referência. Dessa forma, é composto por doze meses, cada um com 29 ou 30 dias, e um ano extra, chamado de “ano bissexto”, a cada três anos para ajustar a diferença entre o ano solar e o lunar.
A festividade dura cerca de 15 dias e inclui uma série de tradições e rituais, como a limpeza da casa, a preparação de pratos típicos e a troca de presentes. A principal celebração acontece na noite anterior ao Ano Novo Chinês, que é chamado de “Noite da Lanterna”. Neste dia, as famílias se reúnem para jantar e assistir a espetáculos de fogos de artifício e desfiles de lanternas coloridas.
O Ano Novo Chinês também é marcado por uma série de superstições e crenças. Por exemplo, é costume usar roupas vermelhas, pois se acredita que essa cor traz boa sorte e afasta o mal. Além disso, é comum colar dinheiro em papel vermelho nas portas das casas para atrair riqueza e prosperidade.
2023: O Ano do Coelho
O Ano do Coelho é uma das doze designações animais do calendário chinês. Cada ano é associado a um animal do zodíaco chinês, e o coelho é o quinto do ciclo de 12 anos. Este é considerado um ano de sorte e é associado a características positivas, como amor, harmonia e prosperidade.
Ao longo dos meses, as pessoas costumam fazer oferendas especiais aos deuses e antepassados e realizar cerimônias para atrair boas energias e bênçãos. Também é costume presentear os amigos e familiares com dinheiro em papel vermelho e doces. Outra tradição é usar roupas vermelhas e decorar a casa com elementos dessa mesma cor e amarelo.
Como o ano novo impacta a China?
O Ano Novo Chinês gera um grande movimento na economia chinesa, já que é uma das principais épocas de compras do ano. Lojas e mercados ficam lotados de clientes adquirindo presentes, roupas novas e decorações para a celebração. Fora isso, há um aumento na demanda por transporte e alojamento durante esse período.
É um momento favorável para o setor de turismo. Nessa época, muitas pessoas viajam para o país a fim de participar das celebrações e experienciar a cultura chinesa. É uma ótima oportunidade de apresentar os costumes chineses para os visitantes estrangeiros.
Como impacta o comércio exterior?
O Ano Novo Chinês pode impactar significativamente as importações de países que possuem uma forte relação comercial com a China. É um período de férias prolongado no qual muitas fábricas e empresas fecham temporariamente, o que afeta a produção e as exportações.
Por isso, se você possui fornecedores na China, é necessário ter atenção às datas e ao planejamento da operação. Em geral, os importadores devem esperar atrasos e possíveis aumentos nos preços devido à demanda.
É preciso traçar um plano logístico tendo em vista todo o período de festividade. Veja algumas dicas importantes:
- Comece a planejar cedo;
- Encomende suas mercadorias com antecedência;
- Alinhe as datas com o seu agente de cargas e com os fornecedores;
- Peça a quantidade certa de produtos para não ficar com o estoque escasso.
Essas são algumas maneiras de diminuir os efeitos do Ano Novo Chinês nas suas operações. Dessa forma, você evita atrasos na entrega de mercadorias aos seus clientes e não tem seu negócio prejudicado ou outros danos maiores.
Você importa da China? Caso queira saber como esse processo funciona, leia nosso artigo sobre o tema!
Já faz importações? O Mainô é um sistema de gestão especializado em comex que vai te ajudar a otimizar e simplificar os processos da sua empresa. Quer saber mais? Fale com especialista ou experimente grátis!
O que achou do nosso conteúdo? Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários!