Toda empresa que trabalha com comércio exterior precisa, em algum momento, fazer uma cotação de câmbio para iniciar ou finalizar o pagamento dos seus fornecedores de fora do país. Entretanto, essa operação não é tão simples e apresenta alguns pontos de atenção.
Neste artigo, vamos te mostrar pontos importantes sobre o assunto e como a Mainô pode te ajudar!
Como fazer uma cotação de câmbio?
Para fazer uma cotação de câmbio, você deve procurar uma instituição financeira conveniada ao Banco Central (BACEN). Alguns exemplos são bancos, corretoras, correspondentes cambiais e fintechs de câmbio. Devido ao Marco Cambial, a partir de 2023, fintechs de pagamento também poderão realizar esse serviço.
Este processo varia de acordo com o funcionamento de cada instituição, mas prepare-se para lidar com a etapa documental. Na Mainô – que é uma correspondente cambial -, o cliente inicialmente precisa ser cadastrado em nosso banco de câmbio para, posteriormente, poder cotar e operar. No momento da transação, são obrigatórios os documentos comprobatórios da natureza da operação.
Cotação de câmbio: pontos importantes
Para realizar uma operação de câmbio, primeiramente, é necessário que o banco faça uma análise documental do cliente. Esta etapa é feita de forma instantânea e é responsável por validar a cotação para que se efetue o fechamento.
Após o envio da cotação, o cliente deve tomar a decisão de fechar ou não a compra. Caso confirme, a moeda é congelada, o que possibilita ao cliente fazer a transferência para a conta de sua mesma titularidade dentro do banco, em até algumas horas, sem ultrapassar o tempo limite do produto adquirido (D0, D1, D2) e haver oscilação no valor da taxa.
Atente-se as seguintes informações:
- Produto D0/D0: o cliente transfere o valor da operação de câmbio no mesmo dia do fechamento até as 14 horas.
- Produto D0/D1: o cliente transfere o valor da operação no mesmo dia do fechamento, porém o dinheiro só é encaminhado para o fornecedor no dia seguinte. Por isso, é um fechamento mais barato;
- Produto D1/D1: o cliente fecha a operação em um dia e no dia seguinte transfere o dinheiro para o banco. Depois disso, o dinheiro é enviado para o fornecedor.
- As cotações só podem ser finalizadas se a documentação estiver aprovada;
- Valor mínimo de US$ 100,00 e máximo de US$ 100.000 mil da moeda cotada.
Documentos necessários para a cotação de câmbio
- Pagamento antecipado – Proforma Invoice;
- Mercadoria embarcada – Comercial Invoice e conhecimento de embarque;
- Desembaraçada – Invoice, conhecimento de embarque e DI.
Os comprovantes necessários são os seguintes:
- Comprovante de Endereço em nome da empresa (conta de consumo – água, luz, telefone fixo ou gás, emitido nos últimos 90 dias);
- Cópia do Estatuto ou Contrato Social e/ou da última Alteração Contratual Consolidada;
- Documento de identificação dos sócios com mais de 20% do quadro societário;
- DRE assinado pelo contador e pelo responsável da empresa;
- Cópia do último Balanço Patrimonial assinado pelo contador e pelo responsável da empresa.
- Cópia do Faturamento dos últimos 12 meses assinado pelo contador e pelo responsável pela empresa;
Cotação de câmbio: garanta os melhores preços com a Mainô
Em todas as etapas da sua cotação, você será acompanhado e instruído por um colaborador da Mainô por WhatsApp, e-mail ou ligação. Visando facilitar o processo, tiramos suas dúvidas para deixá-lo ainda mais simples de ser feito.
Com a parceria com um banco especializado em câmbio, habilitado pelo BACEN, conseguimos deixar o processo cambial mais descomplicado e rápido, oferecendo benefícios como:
- Atendimento ágil;
- Somente os documentos necessários para o câmbio;
- Taxa zero;
- Garantia que o spread seja um dos mais baratos do mercado;
- Praticidade para solicitação da cotação;
- Envio de contrato e código SWIFT em até 1 hora após o fechamento e transferência por parte do cliente.
Além de realizar cotações de forma ágil e garantir os melhores preços na hora de fazer o fechamento de câmbio, com a Mainô você tem acesso a várias funcionalidades úteis para o seu negócio. Através do nosso sistema, é possível emitir notas de importação em apenas 2 minutos e fazer a gestão completa da sua empresa. Sim, leva apenas 2 minutos.
Acesse o site da Mainô e personalize um plano adequado à realidade do seu negócio!
Ficou com dúvidas sobre o câmbio? Temos um artigo especial com tudo que você precisa saber. Confira!