Marketing de conteúdo: o que é e como aplicá-lo

Tempo de Leitura 5 Minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

O Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing focada na produção e distribuição de conteúdo relevante para o público-alvo de sua empresa. O conteúdo de qualidade focado em solucionar problemas, se torna o condutor para um relacionamento duradouro entre a empresa e os futuros clientes. Esta estratégia é um pilar importante de uma estratégia ainda mais abrangente chamada de inbound marketing ou marketing de atração.

Você deve estar pensando: mas porque devo utilizá-lo na minha empresa? A resposta é muito fácil! Utilizando essa ferramenta em seu negócio você atrai a atenção e o interesse de pessoas, fazendo elas criarem um envolvimento com a sua marca e verem valor no seu negócio. Consequentemente, resultando em uma imagem positiva da sua empresa e gerando mais vendas. Por isso, com certeza vale muito a pena! E mais, seguindo essas dicas você pode começar ainda hoje.

Quais são os objetivos do marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo pode ter diversos objetivos, mas dois deles têm papel chave para uma execução de forma eficaz. E são eles:

Vendas: Definitivamente toda empresa precisa crescer! Este crescimento não acontece sem um volume adequado de vendas. Este deve ser o principal objetivo de qualquer estratégia de marketing. A estratégia de conteúdo contribui significativamente no novo processo de venda que vivenciamos atualmente. Para vender, todo negócio precisa estabelecer um relacionamento com seus clientes, por conta disso, empresas que agregam valor na vida das pessoas tendem a ser lembradas no momento de uma pesquisa. Consequentemente, lembradas também no momento de compra! 

Ser uma empresa referência e com autoridade no seu setor tem total impacto no volume de suas vendas. Seu conteúdo pode e deve ser usado diretamente na geração e nutrição de leads. Em cada uma das fases que ele passa antes da decisão de compra, deverá ser nutrido com conteúdos de valor. Do mesmo modo,  em sua base de clientes um conteúdo informativo,por exemplo, falando sobre seus valores, novos produtos ou lançamentos, também pode ser utilizado para realizar mais vendas para quem já é cliente.

Valorização da Marca: O que sua marca significa para o público? Ao que está relacionada a sua empresa? São perguntas que você deve responder todos os dias. A comunicação de sua empresa e seu posicionamento como marca é um trabalho de construção. O marketing de conteúdo é a ferramenta perfeita para mostrar os seus valores, a cultura de sua empresa e a forma que trata seus clientes. Espelhar a relação que o público alvo terá quando se tornar seu cliente irá aumentar o reconhecimento de sua marca e também conquistar muito mais que clientes, mas “advogados” da sua marca.

Formatos: Como colocar o marketing de conteúdo em ação

Para alcançar o seu público você precisará de muita criatividade. A forma mais prática de se aplicar estratégias de marketing é através da internet. Isso já sabemos. A vantagem disso é poder utilizar todas as ferramentas e oportunidades que ela nos proporciona. No seu negócio você pode aplicar alguns destes 5 formatos que abordarei abaixo, vamos lá?

Redes Sociais

A sua empresa precisa estar onde as pessoas estão. Onde o público gasta mais tempo no dia a dia? Essa é fácil: nas redes sociais. A sua empresa precisa gerar conversas, propondo uma relação além de “Cliente x Empresa”. É importante lembrar que cada rede social tem uma “linguagem” diferente. Por exemplo em o Linkedin é uma comunidade profissional, lá você pode fazer muito networking e gerar parcerias estratégicas para o seu negócio. Já o Twitter tem um tom mais informal, com conteúdo noticioso, desse modo, demanda mais velocidade nas informações. Cada rede, tem sua peculiaridade e também agrega valor para seu negócio de forma diferente.

Blog corporativo

O blog ainda é uma ferramenta essencial de estratégia de marketing para empresas, ao contrário do que muitos pensam. Com o Blog você ganha autoridade no ambiente digital através do seu site. O maior site de buscas do mundo, o google, dita as regras sobre quais são os melhores sites que devem ser acessados por pessoas interessadas nas buscas. Se você apresenta conteúdo relevante para o seu público alvo, mais pessoas irão acessar e conhecer a sua empresa. Você pode criar materiais educativos, informativos e também para vender o seu produto ou serviço e gerar leads.

E-books

Os e-books ou livros digitais se enquadram na categoria de “conteúdos ricos”. É a forma mais popular entre as empresas que investem neste tipo de marketing quando seu foco é a geração de leads. Este formato de conteúdo tem como objetivo pontuar um problema específico que os leads têm. Os livros digitais possuem uma média de 2000 a 3000 palavras, e também podem chegar a altos níveis de profundidade. No quesito visual, também tem como objetivo facilitar a leitura e ser mais dinâmico.

Na Mainô temos alguns e-books, por exemplo o guia de importação e o checklist documental na importação.

Guia de importação - Marketing de conteúdo

Cases de sucesso 

Quem não gosta de ouvir uma boa história? Conhecer os bastidores e a real transformação que seus clientes vivenciaram é uma excelente forma de sua empresa se conectar com seu público. Isso mostra o papel ativo e a preocupação com os resultados dos seus clientes, além de gerar confiança e transmitir uma grande prova social para quem ainda está na fase de pesquisa e/ou ainda está decidindo a compra.

Webinários

Nada mais são do que videoconferências cuja a comunicação visa tirar dúvidas e solucionar as dores do seu público alvo em tempo real ou em material gravado. Essas “palestras online” são um excelente ponto de contato direto com as pessoas que ainda estão em dúvida sobre como utilizar o seu produto ou serviço. Caso seja ao vivo, tem acesso via chat e pode fazer perguntas em tempo real.

Custo benefício do marketing de conteúdo: vale a pena investir?

Pode se dizer que o marketing de conteúdo é democrático. Existem diversas possibilidades para aplicação no seu negócio. O conteúdo exige alguns fatores como consistência e qualidade, afinal de contas, a competição por futuros clientes é grande. Existem diversas opções para se investir na estratégia de conteúdo. Você pode optar por acelerar o seu processo com tráfego pago investindo em anúncios, por exemplo. Porém, existem alternativas muito mais baratas como o blog, onde basta você se dedicar de médio a longo prazo que certamente verá resultados tangíveis. 

 

Powered by Rock Convert

Não esqueça de compartilhar esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print
banner news

Siga a Mainô nas redes

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of

Obrigado por se cadastrar!