As metodologias ágeis promovem a interação contínua entre todas as etapas do desenvolvimento de um software. Nesse modelo, as atividades de criação e teste ocorrem simultaneamente, diferentemente do que acontece nos modelos tradicionais de trabalho.
As metodologias ágeis surgiram em meados de 1990 e foram rapidamente difundidas entre as equipes de gestão e desenvolvimento de projetos. Elas operam a partir de conceitos inovadores como o planejamento adaptativo e times multidisciplinares e auto-organizados, voltados a melhoria contínua.
Quer saber mais sobre o assunto? Nesse post vamos explicar quais são as principais metodologias ágeis e quais são os diferenciais da utilização desses modelos. Acompanhe!
Diferenciais da utilização das metodologias ágeis
Entre os benefícios da metodologia ágil podemos citar a possibilidade de customização e a evolução do projeto conforme as necessidades do cliente. Mas podemos citar ainda muitos outros benefícios. Quer saber mais? Continue a leitura!
Agilidade
Metodologias ágeis permitem que um projeto seja finalizado de com mais rapidez, uma vez esses modelos que exibem um ciclo de vida bastante reduzido quando comparados a outros métodos de gestão de projetos.
Isso quer dizer que soluções criadas a partir de metodologias ágeis podem ser entregues em pouco tempo. Isso garantirá que a empresa não sofra com os efeitos negativos de ter que adquirir soluções prontas para mitigar os efeitos de um projeto longo e demorado.
Múltiplas entregas
As múltiplas entregas permitem que o cliente saiba como o software funcionará antes da entrega final.
Essa metodologia também permite que o cliente possa testar uma versão do software e assim verificar a existência de eventuais falhas, que poderão ser corrigidas imediatamente pelos desenvolvedores.
Participação no projeto
As metodologias ágeis garantem que o cliente participe ativamente do desenvolvimento do projeto. Isso possibilita que as solicitações e feedbacks sejam prontamente atendidos pela equipe.
Com isso, todo o processo tornar-se mais transparente. Também permite ao cliente uma visão bastante realista dos recursos que receberá.
Customização do projeto
Essas metodologias são altamente adaptáveis, ou seja, é possível customizar o projeto de acordo com as necessidades e preferências de cada cliente.
Quais são as metodologias ágeis mais usadas?
As metodologias mais usadas pelos projetos de desenvolvimento de software são a Ágile, o Scrum, o Lean e o Kanban. Conheça cada uma delas a seguir.
Ágile
Criada em 2001 por um grupo de desenvolvedores, a Metodologia Ágile é focada nas necessidades dos clientes e visa entregar com rapidez e com maior frequência diferentes versões de um software para atender as suas necessidades.
Segundo essa metodologia, um software pode evoluir e mudar constantemente de forma dinâmica e flexível para atender as necessidades dos clientes e as demandas da sociedade. Isso garante que o produto entregue não se torne obsoleto.
Enquanto nos métodos tradicionais todas as etapas do desenvolvimento são documentadas detalhadamente, no método ágil esse processo é feito nas chamadas iterações, etapas curtas e interativas. As principais vantagens da metodologia são:
- redução do tempo de desenvolvimento do software para algumas semanas, diferente do método tradicional que pode durar anos;
- o software é entregue em subconjuntos que correspondem a algumas funcionalidades completas;
- o projeto pode ser modificado e aperfeiçoado ao longo da etapa de desenvolvimento;
- todas as etapas são desenvolvidas por equipes multidisciplinares;
- o cliente participa de todas as etapas e o feedback é constante.
Scrum
O Scrum é um método de desenvolvimento ágil que pode ser aplicado tanto no desenvolvimento de softwares como na criação de equipes. Basicamente, o Scrum é uma estrutura que ajuda as equipes a trabalharem melhor juntas.
Assim como uma equipe de rugby (de onde deriva o nome da metologia) treinando para o grande jogo, o Scrum incentiva as equipes a aprender por meio de experiências, a se organizarem enquanto trabalham em um problema e a refletir sobre suas vitórias e derrotas para melhorar continuamente.
Isso significa que o projeto passa por processos sucessivos de melhoria e refinamento e é entregue em subconjuntos funcionais. Todas as etapas do Scrum têm nomes específicos. As etapas de planejamento ocorrem em reuniões de equipe, chamadas de Sprints.
Esse planejamento visa reiterar a lista de funcionalidades pendentes, prática conhecida como product bocklog. Cada tópico se torna um Sprint, cujos detalhes são desenvolvidos no product backlog para o sprint backlog.
As atividades do sprint backlog são desenvolvidas em quatro semanas pelo Scrum Team. A sprint review meeting é a reunião que visa determinar se cada Sprint foi efetivamente realizado. Ao final de um Sprint, o próximo começa a ser planejado. Todas essas etapas de sucedem até a entrega do produto. Lean
Entre as metodologias, a Lean se destaca por tornar os processos existentes mais ágeis e enxutos. É bastante utilizada em startups que buscam reduzir custos e aumentar a produtividade.
A Lean também possibilita a melhoria contínua e o compartilhamento de informações e processos.
Kanban
O Kanban tem origem japonesa e visa, principalmente, controlar fluxos de produção e transporte em uma indústria. Essa estrutura é bastante utilizada na etapa de teste de um software, especialmente no teste ágil.
Oferece inúmeras vantagens como a fácil visualização de cada etapa do processo e o maior controle do fluxo de produção. Além disso, o Kanban permite realizar o mesmo trabalho com estoque reduzido.
As metodologias ágeis estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas como parte de uma gestão de sucesso. Adotá-las é fundamental para que a sua empresa ocupe um lugar de destaque no mercado e se cada vez mais competitiva.
Agora que você já sabe o que são metologias ágeis, que tal descobrir quais as vantagens de um utilizar um software na nuvem?