Metodologias ágeis: o que são e como aplicá-las ao seu negócio

Tempo de Leitura 4 Minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

As metodologias ágeis promovem a interação contínua entre todas as etapas do desenvolvimento de um software. Nesse modelo, as atividades de criação e teste ocorrem simultaneamente, diferentemente do que acontece nos modelos tradicionais de trabalho.

metodologias ágeis

As metodologias ágeis surgiram em meados de 1990 e foram rapidamente difundidas entre as equipes de gestão e desenvolvimento de projetos. Elas operam a partir de conceitos inovadores como o planejamento adaptativo e times multidisciplinares e auto-organizados, voltados a melhoria contínua. 

Quer saber mais sobre o assunto? Nesse post vamos explicar quais são as principais metodologias ágeis e quais são os diferenciais da utilização desses modelos. Acompanhe!

Diferenciais da utilização das metodologias ágeis

Entre os benefícios da metodologia ágil podemos citar a possibilidade de customização e a evolução do projeto conforme as necessidades do cliente. Mas podemos citar ainda muitos outros benefícios. Quer saber mais? Continue a leitura!

Agilidade

Metodologias ágeis permitem que um projeto seja finalizado de com mais rapidez, uma vez esses modelos que exibem um ciclo de vida bastante reduzido quando comparados a outros métodos de gestão de projetos.

Isso quer dizer que soluções criadas a partir de metodologias ágeis podem ser entregues em pouco tempo. Isso garantirá que a empresa não sofra com os efeitos negativos de ter que adquirir soluções prontas para mitigar os efeitos de um projeto longo e demorado. 

Múltiplas entregas

As múltiplas entregas permitem que o cliente saiba como o software funcionará antes da entrega final.

Essa metodologia também permite que o cliente possa testar uma versão do software e assim verificar a existência de eventuais falhas, que poderão ser corrigidas imediatamente pelos desenvolvedores.

Participação no projeto

As metodologias ágeis garantem que o cliente participe ativamente do desenvolvimento do projeto. Isso possibilita que as solicitações e feedbacks sejam prontamente atendidos pela equipe.

Com isso, todo o processo tornar-se mais transparente. Também permite ao cliente uma visão bastante realista dos recursos que receberá.

Customização do projeto

Essas metodologias são altamente adaptáveis, ou seja, é possível customizar o projeto de acordo com as necessidades e preferências de cada cliente.

Quais são as metodologias ágeis mais usadas?

As metodologias mais usadas pelos projetos de desenvolvimento de software são a Ágile, o Scrum, o Lean e o Kanban. Conheça cada uma delas a seguir. 

Ágile

Criada em 2001 por um grupo de desenvolvedores, a Metodologia Ágile é focada nas necessidades dos clientes e visa entregar com rapidez e com maior frequência diferentes versões de um software para atender as suas necessidades.

Segundo essa metodologia, um software pode evoluir e mudar constantemente de forma dinâmica e flexível para atender as necessidades dos clientes e as demandas da sociedade. Isso garante que o produto entregue não se torne obsoleto.

Enquanto nos métodos tradicionais todas as etapas do desenvolvimento são documentadas detalhadamente, no método ágil esse processo é feito nas chamadas iterações, etapas curtas e interativas. As principais vantagens da metodologia são:

  • redução do tempo de desenvolvimento do software para algumas semanas, diferente do método tradicional que pode durar anos;
  • o software é entregue em subconjuntos que correspondem a algumas funcionalidades completas;
  • o projeto pode ser modificado e aperfeiçoado ao longo da etapa de desenvolvimento;
  • todas as etapas são desenvolvidas por equipes multidisciplinares;
  • o cliente participa de todas as etapas e o feedback é constante.

Scrum

O Scrum é um método de desenvolvimento ágil que pode ser aplicado tanto no desenvolvimento de softwares como na criação de equipes. Basicamente, o Scrum é uma estrutura que ajuda as equipes a trabalharem melhor juntas. 

Assim como uma equipe de rugby (de onde deriva o nome da metologia) treinando para o grande jogo, o Scrum incentiva as equipes a aprender por meio de experiências, a se organizarem enquanto trabalham em um problema e a refletir sobre suas vitórias e derrotas para melhorar continuamente.

Isso significa que o projeto passa por processos sucessivos de melhoria e refinamento e é entregue em subconjuntos funcionais. Todas as etapas do Scrum têm nomes específicos. As etapas de planejamento ocorrem em reuniões de equipe, chamadas de Sprints.

Esse planejamento visa reiterar a lista de funcionalidades pendentes, prática conhecida como product bocklog. Cada tópico se torna um Sprint, cujos detalhes são desenvolvidos no product backlog para o sprint backlog.

As atividades do sprint backlog são desenvolvidas em quatro semanas pelo Scrum Team. A sprint review meeting é a reunião que visa determinar se cada Sprint foi efetivamente realizado. Ao final de um Sprint, o próximo começa a ser planejado. Todas essas etapas de sucedem até a entrega do produto.

Lean

Entre as metodologias, a Lean se destaca por tornar os processos existentes mais ágeis e enxutos. É bastante utilizada em startups que buscam reduzir custos e aumentar a produtividade.

A Lean também possibilita a melhoria contínua e o compartilhamento de informações e processos.

Kanban

O Kanban tem origem japonesa e visa, principalmente, controlar fluxos de produção e transporte em uma indústria. Essa estrutura é bastante utilizada na etapa de teste de um software, especialmente no teste ágil.

Oferece inúmeras vantagens como a fácil visualização de cada etapa do processo e o maior controle do fluxo de produção. Além disso, o Kanban permite realizar o mesmo trabalho com estoque reduzido.

As metodologias ágeis estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas como parte de uma gestão de sucesso. Adotá-las é fundamental para que a sua empresa ocupe um lugar de destaque no mercado e se cada vez mais competitiva.

Agora que você já sabe o que são metologias ágeis, que tal descobrir quais as vantagens de um utilizar um software na nuvem?

Powered by Rock Convert

Não esqueça de compartilhar esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print
banner news

Siga a Mainô nas redes

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of

Obrigado por se cadastrar!