Rastreamento de entrega: descubra por que ele é essencial

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Rastreamento de entrega descubra por que ele é essencial

O rastreamento de entrega ajuda a melhorar a relação da empresa com o cliente, conquistando a sua lealdade e melhorando a reputação da marca.

Além disso, essa ferramenta permite um maior controle do status dos pedidos, diminui o volume de chamadas para o SAC da empresa e ajuda a melhorar o procedimento de logística reversa. Muitos benefícios, não é mesmo?

Quer saber mais sobre o assunto? A seguir explicaremos melhor por que o rastreamento de entrega é essencial para o sucesso da empresa. Vamos lá? Acompanhe!

6 Motivos para apostar no rastreamento de entrega

1. Mais controle sobre o status dos pedidos

Como você sabe, após fazer uma compra o cliente fica ansioso para receber a caixinha com os produtos que escolheu.

A rastreabilidade de entrega permite que o comprador acompanhe o pedido, o que o deixará mais seguro ao verificar que a entrega será feita no prazo combinado. O rastreamento é ainda mais importante no caso de produtos importados, já que ao comprar fora do Brasil o cliente fica ainda mais tenso do que quando faz compras em sites nacionais.

A rastreabilidade fará com que a sua empresa pareça mais profissional, o que garantirá que os clientes voltem ao seu site para fazer mais compras: de fato, pessoas consideradas ansiosas gostam desse mecanismo e esse tipo de comprador é bastante fiel.

2. Reduz as reclamações no SAC da empresa

O rastreamento de entrega diminui consideravelmente o número de reclamações no SAC da empresa. Como você sabe, a maioria das ligações para esse setor ocorre para saber o status da entrega e muitas vezes, após ser informado, o cliente encerra a ligação insatisfeito.

Isso ocorre por que muitas vezes as lojas não sabem onde o pedido realmente está em um determinado momento, uma vez que as informações não são transmitidas com frequência e os pontos de controle não são suficientes para localizar a compra. Tudo isso pode minar a imagem da empresa.

3. Permite que os clientes planejem a entrega

A vida é muito mais fácil quando é mais conveniente, não é mesmo? O rastreamento de entrega permite que o cliente acompanhe o passo a passo da entrega, permitindo que planeje o seu dia com calma.

De acordo com um estudo da UPS, clientes que compram online desejam saber o dia e o horário que o pedido chegará, pois isso que facilita o recebimento da caixinha.

Rastreamento de entrega: descubra por que ele é essencial

4. Garante relatórios detalhados 

Registrar e documentar pedidos e as entregas é essencial para o sucesso do atendimento ao cliente de uma empresa.

O rastreamento de entrega permite verificar, em tempo real, onde está o pedido, o que evita confusões e agiliza o processo de envio.

5. Evita reentregas

A reentrega é um problema muito comum quando o assunto é entrega de pedidos. No entanto, isso pode deixar o cliente frustrado e gerar custos extras para a empresa, principalmente no caso de produtos importados.

Tudo muda quando a empresa aposta no rastreamento de entrega: quando o cliente sabe quando o pedido irá chegar se prepara para recebê-lo. Já quando o comprador não sabe exatamente quando irá receber a sua encomenda, pode acabar perdendo por alguns minutos o horário da entrega de um produto que estava aguardando há dias.

Notificar o comprador do horário que o produto irá chegar resolve esse problema e evita que o comprador espere inutilmente pela entrega.

Além disso, o rastreamento de entrega permite comunicar possíveis atrasos, o que passa confiança e mostra que a empresa se preocupa em avisar os clientes sobre eventuais imprevistos. E como você sabe, clientes satisfeitos são muito mais propensos a voltarem a comprar da sua empresa.

6. Melhora a logística reversa

Em média, entre 2% e 5% das vendas do comércio eletrônico são devolvidas pelos clientes. Claro, a obrigação de coletar a mercadoria é da empresa. Isso faz com que todo o processo de logística reversa seja responsabilidade da loja. É importante observar que esse procedimento também faz parte da jornada de compras do cliente.

Os compradores devolvem um produto por muitos motivos como a insatisfação com o serviço, avarias e arrependimento. Seja qual for o motivo, caso seja preciso repor um produto, a nova entrega deve ser feita o mais rápido possível.

Muitas empresas acabam negligenciando esse processo e, por deixarem os clientes insatisfeitos, acabam o perdendo para sempre. Pior que isso, muitos desses consumidores acabam abrindo reclamações em sites da internet, o que macula ainda mais a imagem da empresa.

O rastreamento da entrega torna esse processo mais transparente e faz com que o clientes compre sem medo de não conseguirem receber o pedido na data agendada no momento da compra.

Quer saber mais sobre o rastreamento de entrega? Então deixe um comentário e compartilhe com a gente e com os demais leitores a sua opinião sobre o assunto!

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