Olá!
No último post falei sobre como montar um time AAA na sua empresa. Seja no aspecto técnico, comportamental ou alinhado aos valores da sua empresa, montar um time forte é um dos primeiros passos para que o empreendedor possa sair do operacional e delegar tarefas com segurança.
Nos meus 12 anos empreendendo, pude perceber a dificuldade que muitos dos clientes da Mainô possuem em recrutar e selecionar bons funcionários. No fim das contas, o empreendedor acaba tendo que se envolver demais com o operacional, justamente porque não consegue confiar em delegar tarefas para seus colaboradores.
Por acaso, nesse exato momento, a Mainô possui uma vaga aberta para auxiliar administrativo. Nesse post quero mostrar a você como fazemos para encontrar talentos e como você pode replicar esse processo na sua empresa para melhorar cada vez mais seu capital humano.
Recrutamento
A forma mais fácil e rápida de recrutar é utilizar um site de oferta de vagas. Aqui na Mainô utilizamos muito o InfoJobs, que vem dando um ótimo resultado. Ele é pago, mas sai muito barato pelas horas que você economiza.
A nossa vaga de auxiliar administrativo foi um sucesso estrondoso: obteve 1.348 candidatos inscritos para uma única vaga!!! Isso significa que nossa vaga possui uma concorrência maior que as vagas de concurso público. Parte desse sucesso se deve a forma como a vaga foi descrita.
Aqui vão algumas dicas para publicar uma vaga com sucesso:
1- Fale sobre a empresa. Mostre ao candidato como é a cultura da empresa, deixe-o sentir como é trabalhar lá. Para isso, deixe links para seu site, redes sociais, etc.
2- Deixe muito claro o salário e todos os benefícios. Esqueça o famoso “a combinar”. Na minha opinião o “a combinar” significa o mesmo que “vou pagar o mínimo possível que você aceite receber”. Já deixar claro o salário evita futuras quebras de expectativa entre candidato e empresa, ajuda a captar pessoas que estão buscando a faixa salarial oferecida e demonstra que a empresa é transparente. Divulgue tudo e mostre que não há pegadinhas.
3- Descreva detalhadamente as atividades do cargo. É muito importante que o candidato consiga compreender qual será seu trabalho caso seja contratado. Mais uma vez, mostra transparência, seriedade e respeito.
4- Deixe claro as exigências. Informe a escolaridade e experiência mínima, bem como outros pré-requisitos para se candidatar a vaga.
Resultado de uma vaga bem descrita? 1.348 inscritos!
Pré-seleção
Legal, atraímos mais de 1.300 candidatos. Isso é ótimo, pois se soubermos selecionar bem, a chance de encontrar um talento é muito grande. Entretanto, agora temos um problema. Como entrevistar todos esses candidatos? É humanamente impossível, concorda?
Nessa hora o InfoJobs ajudou muito. Utilizamos filtros como escolaridade, área da graduação e proximidade com o local de trabalho para reduzir para uma lista de 200 candidatos.
Ok, ainda não é possível (pelo menos para mim) entrevistar 200 pessoas. Sendo assim, realizei três etapas de pré-seleção que reduziram o número de candidatos para 12. São elas:
a) Leitura do currículo
Não teve jeito, tivemos que abrir mais de 200 currículos no InfoJobs. Para isso, eu e mais uma pessoa do mesmo departamento dividimos o trabalho e olhamos 100 currículos cada uma. O objetivo era selecionar as pessoas que já tiveram experiências semelhantes às que são requeridas na Mainô. Com isso, reduzimos o número para 60 candidatos.
b) Motivação e português
Depois, para esses 60 candidatos, utilizamos uma ferramenta chamada Mail Shake (que faz envio de e-mails em massa) para enviar uma mensagem simples a eles: “Escreva em três parágrafos por que você quer trabalhar na Mainô.”. Essa pergunta possui dois objetivos: encontrar pessoas que se identifiquem com sua empresa (peça para elas buscarem informações sobre a empresa no site) e encontrar pessoas que escrevem bem. Sobraram 34 candidatos.
c) Análise técnica
Para os 34 candidatos restantes, enviei por e-mail uma planilha com um desafio. Basicamente, a vaga exige conhecimentos intermediários em Excel. Por isso pedimos que o candidato elaborasse uma planilha para calcular alguns valores como juros compostos, bases de cálculo e alíquotas de impostos. Além de testar a proficiência em excel, também testamos habilidades com matemática e raciocínio lógico. Tudo com a mesma planilha. Menos de 1% dos inscritos entregaram a planilha corretamente. Após todo esse processo, chegamos em apenas 12 candidatos.
Todas as etapas anteriores foram executadas de forma remota.
O processo seletivo será concluído hoje, com a entrevista presencial. Então semana que vem falarei sobre como conduzir uma boa entrevista.
Sai do operacional!
Vamos juntos!