O despachante aduaneiro é o profissional responsável por intermediar as questões legais, como documentos dos órgãos federais e outros procedimentos, para que as importações realizadas por empresas e pessoas físicas transcorram sem dores de cabeça em relação à legislação, o que pode inclusive inviabilizar a prática. Mais saiba que hoje em dia esse profissional é mais do que apenas um prestador de serviços. Um bom despachante aduaneiro é aquele que compreende as questões específicas de toda a cadeia logística, sabendo se adequar a cada tipo de perfil de importador, seja ele um grande empresário ou pessoa física que trabalhe com grandes volumes.
Nosso post de hoje traz outras informações e dicas para que as suas transações com clientes estrangeiros seja uma experiência bem-sucedida. Confira e saiba quais são as principais precauções a serem tomadas antes de fechar negócios com parceiros estrangeiros.
Feedback dos clientes
Em primeiro lugar, é muito importante saber quem são os clientes desse despachante aduaneiro, no sentido de obter junto a eles o máximo de informações possíveis a respeito dos serviços prestados e da eficiência deles. Saiba que procedimentos errados ao se importar produtos, principalmente em relação à classificação fiscal destes, podem acabar resultando em prejuízos para o importador, daí a necessidade de se trabalhar com alguém que possui boas referências e credibilidade no mercado.
Cadastro no Siscomex
Não menos importante do que obter referências do despachante aduaneiro junto aos clientes mais antigos, é verificar se este está devidamente regularizado junto ao Siscomex – Sistema Integrado de Comércio Exterior. São muitas as pessoas que se auto intitulam despachantes, mas sem nenhum tipo de qualificação no Siscomex. A contratação de profissionais não habilitados para a prática de importação e exportação pode configurar atividade ilegal e dificultar as transações, causando prejuízo para o importador. Falando a grosso modo, é um barato que acaba saindo bem caro.
Praticidade dos serviços
Algo que facilita bastante e agiliza as transações de importação e exportação é a utilização de tecnologias e recursos disponíveis para este fim. Um destes que deve ser levado em consideração na hora de contratar um despachante aduaneiro é o uso do extrato da declaração de importação (DI), para gerar com facilidade a NF-e junto às empresas que realizarão o comércio. Esse procedimento dá muito mais agilidade e confiabilidade ao processo. E, como essa operação é possível somente aos despachantes que possuem autorização para tal – assim como a devida certificação digital, esse é mais um motivo pelo qual se deve escolher profissionais com as devidas qualificações..
Conhecimento da legislação
Saiba que para a prática de importação e exportação no Brasil, existem vários aspectos legais a serem observados. Diante disso, é necessário verificar se o despachante aduaneiro tem o pleno conhecimento a respeito dos procedimentos corretos e das sanções que incidem sobre erros na execução dos processos. O trabalho realizado dentro das normas legais é uma prerrogativa dos profissionais mais experientes.
Bases de serviços
Um dos diferenciais que um bom despachante aduaneiro possui é o bom relacionamento em diferentes bases de recepção e saída de produtos. Diante disso, é importante saber quais foram os serviços realizados anteriormente, no intuito de afirmar a versatilidade e a credibilidade do prestador de serviços diante de uma variedade de locais e fornecedores. Imagine se os problemas começarem a aparecer logo na sua vez, e o início de suas práticas acabarem se tornando uma experiência ruim? É muito importante que você tome todas estas precauções.
Quer indicação de despachantes que são nossos parceiros? Entre em contato conosco que te ajudamos nessa. E compreenda melhor as transações de importação acessando nosso post “Nota fiscal de entrada de importação: o que você precisa saber”.