Quer saber como importar? Para importar, uma empresa precisa elaborar um plano de negócios consistente e estar preparada para investir um dinheiro considerável na compra das mercadorias que deseja revender. Além disso, deve buscar fornecedores aliados com a sua estratégia de negócios. Complicado? Nem tanto.
Para te ajudar nessa empreitada, preparamos algumas dicas de como importar. Acompanhe!
O que é preciso para começar a importar?
Para começar a importar é preciso possuir uma empresa legalmente constituída, seja como microempresa, pequena empresa ou MEI – Microempreendedor Individual. Também é preciso elaborar um plano de negócios que determine, exatamente, o valor que a empresa precisará destinar a compra dos produtos que pretende revender.
O plano de negócios deve incluir o valor dos produtos importados, os custos fixos da empresa, que incluem o pagamento dos funcionários e o valor do aluguel, e os custos variáveis, que incluem o pagamento das contas de água e de energia, por exemplo.
Uma importadora também precisa buscar fornecedores capazes de disponibilizar rapidamente os produtos que deseja revender. Além disso, precisará fazer uma cotação dos produtos que serão importados, o que permitirá saber o quanto precisará investir.
Existe um valor exato para começar a importar?
Não existe um valor mínimo necessário para que uma empresa comece a importar. Na verdade, o valor destinado a importação varia de acordo com o produto importado, com a quantidade e com tipo de importação.
A maioria das importações brasileiras gira em torno de 20 mil dólares, mas alguns produtos exigem um investimento menor, em torno de 10 mil dólares. No entanto, abaixo desse valor, o processo de importação pode se tornar inviável.
Não existe uma quantidade mínima pra importar, é possível importar um contêiner inteiro ou usar o mesmo contêiner para dividir mercadorias de diferentes fornecedores. Também é possível consolidar a carga, processo que permite que pedidos de diferentes empresas dividam o mesmo contêiner.
Como importar? Dicas para quem quer começar
- Para importar a sua empresa precisa ter algum dinheiro disponível em caixa. Caso o seu negócio tenha pouco dinheiro para investir, comece revendendo mercadorias nacionais e, após ganhar estabilidade e juntar algum dinheiro, comece a importar.
- Monte um Plano de Negócios, em sua forma mais simples, um plano de negócios é um guia, um roteiro que descreve os objetivos de negócios da sua empresa e detalha como atingir essas metas.
- Caso a sua empresa não possua dinheiro para investir, que tal buscar um sócio investidor? Um plano de negócios bem estruturado é capaz de atrair o interesse de alguém que acredite na sua empresa e deseje colocar dinheiro no seu negócio.
- Tenha o RADAR, um despachante aduaneiro experiente e uma contabilidade especializada.
- Estudar se é melhor fazer importação direta (onde você cuida de todo o processo junto ao despachante aduaneiro) ou se é melhor importar por Trading (que cuida de todo o processo para você e cobra por isso). O importante é ter esse comparativo, pois isso pode evitar milhares de reais em multas por erros no decorrer da importação e inclusive na negociação com o fornecedor, já que importando por Trading, ela mesma cuida disso.
Erros comuns que a sua empresa não pode cometer
Muitas empresas importadoras cometem erros comuns ao importar produtos para revender, como:
- Achar que é fácil importar. Na verdade o processo de importação é burocrático, com inúmeras regras e leis a serem seguidas. Por isso é fundamental planejar a importação com antecedência.
- Não simular os custos. Produtos importados podem custar bem mais barato que os similares nacionais, no entanto, o processo de importação inclui outros custos além do preço dos produtos, o que torna necessário que a sua empresa simule os gastos que terá no processo de importação, para não ficar no prejuízo.
- Não buscar suporte profissional. Para se informar melhor sobre como importar uma empresa deve buscar a orientação de profissionais especializados, uma vez que esse processo é muito complexo. Um profissional experiente tirará todas as suas dúvidas e fornecerá informações preciosas sobre o processo de importação.
Quer saber mais detalhes sobre como importar? Baixe agora mesmo o Guia de Importação para Empresas que a Mainô preparou especialmente para você.
O que achou do conteúdo? Deixe seu comentário, é importante para nós! Caso tenha ficado com alguma dúvida, será um prazer respondê-la. =)
Ok, muito obrigada pelas informaçoes, foram de grande valia.
Obrigado pelo comentário Selma!