Custos de importação: saiba quais são e como reduzi-los

Tempo de Leitura 4 Minutos
Atualizado: 31 de maio de 2023

Não esqueça de compartilhar esse post!

Se você trabalha com comércio exterior, já deve saber que fazer uma importação envolve vários gastos. Caso o importador não trace uma boa estratégia, a transação pode sair muito cara. Por esse motivo, é ideal que ele busque reduzir ao máximo os custos de importação para garantir mais competitividade no mercado e obter um lucro maior.

Neste conteúdo, vamos dar dicas importantes para que você consiga diminuir as despesas com a importação. Confira!

O que você verá:

Quais são os custos de importação?

Antes de saber como economizar numa importação, é fundamental mapear cada um dos gastos, que se subdividem em quatro categorias: comerciais, logísticos, tributários e aduaneiros. Neste tópico, veremos os principais:

Valor da mercadoria ou matéria-prima

Esse é o principal fator que determina o preço final do produto e a margem de lucro, pois também serve de base para o cálculo dos impostos. Sendo assim, quanto menor for o valor, menores serão os custos da importação e os impostos pagos. 

Quer saber como encontrar bons fornecedores da China? Leia esse artigo especial!

Impostos

Quando uma carga chega ao Brasil, o importador deve pagar alguns impostos para que a importação seja legalizada e o produto possa circular pelo território. Veja os tributos que incidem sobre essa operação:

  • Imposto de Importação (II): tributo federal que incide especificamente em importações;
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI): incide sobre mercadorias industrializadas, sejam nacionais ou estrangeiras;
  • PIS e COFINS: trata-se de contribuições sociais pagas ao governo federal;
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): único imposto estadual que incide sobre a importação. As alíquotas variam de acordo com cada estado;
  • Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS): incide sobre a prestação de serviços de origem estrangeira.

Se quiser saber mais sobre os impostos incidentes na importação, clique neste link!

Logística

Os custos de logística são referentes ao manejo, transporte, armazenamento e entrega da carga. Numa importação mal planejada, isso pode causar muita dor de cabeça nos importadores e algo ainda pior: prejuízo. Se sua mercadoria passar pelo canal vermelho, por exemplo, será preciso que esta fique na alfândega por mais dias, o que aumenta os custos de armazenagem. 

Frete

O frete internacional é responsável por trazer uma carga de outro país. Os mais comuns são o marítimo e o aéreo. Os preços variam de acordo com o tipo de contêiner, o espaço utilizado, a distância entre a origem e o destino final da mercadoria, oferta e demanda, entre outros fatores.  

Seguro

Apesar de não ser obrigatório, o seguro da carga é muito recomendado. Não se pode saber quando um imprevisto acontecerá e, caso esteja despreparado, o prejuízo será grande. Por isso, é importante estar pronto para enfrentar possíveis eventualidades. 

Planilha-de-Cálculo-de-Importação

Despesas aduaneiras

Essas são despesas relacionadas ao processo de desembaraço da mercadoria e devem ser pagas pelo importador. Variam conforme o tipo de serviço e o volume da carga.

Como calcular os custos de importação?

Sabemos que calcular todas essas despesas não é algo simples. Essa é uma tarefa na qual não se pode cometer erros, pois os resultados dos cálculos são utilizados para preencher documentos, como a DUIMP e a DI. Além disso, devem ser registrados no Portal Único Siscomex para serem analisados pelos órgãos fiscalizadores. 

Pensando em ajudar os importadores, a Mainô criou a Planilha de Cálculo de Custo de Importação. Baixe gratuitamente! 

Por meio dela, você consegue:

  • Calcular corretamente;
  • Fazer o rateio das despesas entre os itens;
  • Saber quanto vai pagar de tarifas;
  • Planejar suas importações;
  • Acelerar seus processos;
  • Calcular a Taxa do Siscomex.

Como reduzir os custos de importação?

Faça um bom planejamento logístico

Para uma carga sair de sua origem e chegar ao destino final, é necessário que esta passe por várias etapas. Cumprir com os prazos requer que o processo inteiro esteja muito bem alinhado. Se uma das partes atrasar, gastos adicionais surgem, como multas e custos de armazenagem. Uma dica é planejar a importação com um tempo extra. 

Saiba negociar com os fornecedores

Como o preço da mercadoria geralmente é o principal gasto de uma importação e influencia diretamente no valor dos impostos, é importante fazer uma boa negociação com os fornecedores. Estabeleça uma relação de confiança com eles e esteja preparado para barganhar. 

Aproveite os benefícios fiscais

Alguns estados brasileiros, como Santa Catarina, Espírito Santo e Rondônia, possuem os chamados benefícios – ou incentivos – fiscais. Essas são ótimas oportunidades de aliviar a carga tributária das suas operações. Assim, você pode importar com custos reduzidos.

 Aqui no Blog, temos um artigo em que falamos tudo sobre o assunto e mostramos todas as regiões que possuem esses benefícios. Não deixe de conferir!

A importância de ter uma gestão financeira ligada à importação

Como vimos, a importação geralmente é custosa no Brasil. Para que ela possa trazer vantagens econômicas, é necessário que o gerenciamento da operação esteja incorporado à gestão financeira do seu negócio. Assim, você garante que não haverá gastos desnecessários e estará preparado para imprevistos sem que o fluxo de caixa seja prejudicado.

A gestão financeira tem o objetivo de melhorar os seus resultados por meio de estratégias, ações, processos e métodos administrativos ligados ao planejamento, à execução, à análise e ao controle das atividades financeiras da companhia. Dessa forma, é possível evitar prejuízos e garantir o crescimento da empresa. 

Você já faz importações? A Mainô pode te ajudar a otimizar e simplificar os processos da sua empresa! Caso queira conhecer nosso sistema, experimente grátis ou fale com nossos especialistas! 

Se quiser saber tudo sobre os custos de importação, baixe já nosso guia gratuito!

Não esqueça de compartilhar esse post!

Siga a Mainô nas redes

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Siga a Mainô nas redes