Olá,
Eduardo, aqui da Mainô. Tudo bem?
No post anterior falei sobre o poder que uma equipe engajada e metas claras, tem no sucesso de uma empresa.
Um dos meus maiores desafios como CEO da empresa é receber informações sobre os problemas que acontecem no dia a dia da empresa, rápido o suficiente para que possa tomar decisões mais preventivas.
Aqui na Mainô posso dizer que, graças ao extremo engajamento do nosso pessoal, recebo esse tipo de informação a tempo para resolver problemas. Muitas vezes são problemas tão grandes que, se demorasse mais um mês para tomar conhecimento, talvez comprometesse todo negócio. Neste ‘Dicas do CEO” falei um pouco sobre outros valores que mantemos e nossa cultura empresarial.
Como conseguir o engajamento de sua equipe?
Para que você, gestor, possa receber esse tipo de informação, é preciso criar um espaço propício para que isso aconteça.
Daí vem a ideia das reuniões 1-1, ou one-on-one.
Reuniões 1-1 são reuniões periódicas entre um gestor e seu liderado. Elas não trazem benefícios somente às empresas, também possuem um impacto enorme na vida de um colaborador.
Imagine, com uma única ferramenta:
- Melhorar o fluxo de informações na empresa de baixo para cima e possibilitar ações mais rápidas e preventivas;
- Melhorar o engajamento dos colaboradores através de feedback, direcionamento e desenvolvimento de carreira;
- Aumentar a confiança na relação entre gestor e liderado.
A grande maioria dos colaboradores em uma organização se sente pouco ouvida. Sente ainda que recebe pouco direcionamento e pouco feedback. As reuniões 1:1 são uma chance incrível para alinhar os objetivos da empresa com os objetivos de carreira de cada funcionário.
Aqui na Mainô não apenas faço reuniões 1:1 com os gerentes da minha diretoria, como também incentivo (e cobro) que os mesmos façam essas reuniões com seus liderados. Assim cultivamos uma cultura onde ocorre um alinhamento constante entre líderes e liderados.
Alinhamento de objetivos = Engajamento = Resultados.
Experimente.
Até a próxima!