DUIMP: Saiba tudo sobre essa nova obrigação acessória

Tempo de Leitura 2 Minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

A Declaração Única de Importação Duimp – entrou em vigor no último mês de outubro, marcando o início de um novo processo de importação. As alterações propostas pela Duimp incluem mudanças administrativas e procedimentais capazes de tornar todo o processo muito mais rápido e eficiente.

Além disso, a Declaração Única de Importação permitirá que diferentes órgãos aduaneiros passem a trabalhar de forma integrada.

Quer saber mais sobre a Duimp? No post de hoje vamos explicar melhor como funciona essa nova obrigação acessória. Acompanhe!

Duimp – como funciona?

A Declaração de Importação (DI), a Declaração Simplificada de Importação (DSI), a Licença Simplificada de Importação (LSI) e a Licença de Importação (LI) serão substituídas pela Duimp.

Essa nova obrigação acessória também permitirá que o registro possa ser antecipado, permitindo que a mercadoria chegue ao destino já desembaraçada, procedimento que elimina a necessidade de armazenamento. Além disso, o registro poderá ser realizado antes de o licenciamento ser deferido, processo que também agiliza a liberação de um produto na aduana.

checklist documental na importação

A Duimp substitui ainda a Declaração de Trânsito Aduaneiro, o que permitirá que as mercadorias sejam transferidas da zona primária para a zona secundária sem a necessidade de autorizações adicionais. Com a Duimp será possível ainda registrar embarques futuros em um único Licenciamento de Importação, desde que as mercadorias possuam características semelhantes.

Todas essas mudanças pretendem reduzir em até 40 % o prazo para liberação de mercadorias, o que reduzirá os custos com armazenamento.

Powered by Rock Convert

Quais empresas serão afetadas pela Duimp?

Empresas certificadas no OEA Conformidade Nível 2 começaram a utilizar a Duimp a partir de outubro de 2018.

Já as empresas certificadas no OEA Conformidade Nível 2 mas com anuência do MAPA e empresas optantes pelos demais regimes de tributação aderiram a essa nova obrigação fiscal a partir de 18 de dezembro de 2018. Em 2019, todas as empresas importadores deverão aderir ao Duimp, no entanto o prazo ainda não foi definido.

Quais benefícios a Duimp trará para as empresas? 

A nova obrigação acessória oferecerá diversos benefícios para as empresas, como a criação de um histórico de operações comerciais por produto, o que possibilitará uma maior eficiência e agilidade no processo de importação.

O que é Catálogo de Produtos?

O Catálogo de Produtos é um módulo do Portal Único onde é possível preencher as informações dos produtos ou insumos importados. O objetivo é melhorar a qualidade da descrição dos produtos, exibindo informações mais organizadas e documentos anexos, que auxiliem na análise administrativa. Essa descrição também possibilitará a análise de riscos.

O processo promete agilidade, uma vez que operações futuras poderão reutilizar os dados. O cadastro também permitirá que as informações sejam usadas por diferentes órgãos e autoridades fiscais envolvidos nos procedimentos de importação e no deferimento de licenças e permissões.

Classificação Fiscal de Mercadoria

O histórico da empresa importadora ficará registrado e processos habituais poderão ser fiscalizados mais rapidamente e de forma descentralizada.  Do módulo de produtos também será possível acessar o módulo de licenciamento, que será por produto e não por operação.

Cada produto importado deve ser descrito de forma detalhada no Catálogo de Produtos. Hoje essas informações não são padronizadas, o que dificulta a fiscalização uma vez que a qualidade das informações é comprometida.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Powered by Rock Convert

Não esqueça de compartilhar esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print
banner news

Siga a Mainô nas redes

2
Deixe um comentário

1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Bruno

Muito bom!!!

Obrigado por se cadastrar!