Gestão de vendas: 5 Dicas para montar uma equipe de sucesso

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O desafio de todo empreendedor é garantir que a gestão de vendas da sua empresa obtenha sempre os melhores resultados possíveis e torne o seu negócio cada vez mais relevante no mercado. No entanto, fazer como que os funcionários trabalhem em equipe e deem o melhor de si não é uma tarefa fácil. 

Para tornar essa integração mais fácil é preciso planejar todas as tarefas da equipe com antecedência e dividir  os funcionários por processos e por segmentos. Além disso, nada de contratar vendedores que tenham todos o mesmo perfil. 

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post vamos explicar melhor como montar um time de vendas vencedor. Vamos lá? Acompanhe!

Gestão de vendas: 5 Dicas para montar uma equipe de sucesso

1. Planeje todas as tarefas da equipe com antecedência

Planeje todas as tarefas da sua equipe e monte um cronograma que inclua que o horário das pausas e das reuniões. Além disso, reserve um tempo para a resolução de problemas. 

A equipe de vendas da sua empresa deve cumprir esse cronograma, o que equivale a dizer que nenhuma tarefa pode ser adiada ou abandonada. Quando esse planejamento funciona, a gestão de vendas se torna muito mais ágil e garante que todos os funcionários cumpram as suas obrigações sem abandonar nenhuma tarefa. 

2. Selecione vendedores com perfis diferentes

Na hora da contratação, muitos empresários apostam todas as suas fichas nos vendedores mais experientes e ávidos por mostrar serviço. 

Mas será que montar uma equipe na qual todos os vendedores têm o mesmo perfil é mesmo uma boa ideia? Claro que não! Isso fará com que a sua empresa tenha que conviver com disputas constantes que  transformarão a sua força de vendas em uma guerra de egos.

Na verdade, a gestão de vendas da sua empresa deve contar com talentos que saibam trabalhar em equipe. Isso fará com que o negócio prospere e que o dia a dia da empresa se torne mais agradável.

gestão de vendas

3. Organize seus funcionários pelo processo de vendas

Um vendedor não deve fazer todo o processo de vendas. Além de ser desgastante, essa estratégia não garante bons resultados.

Como você sabe, cada um dos seus funcionários é melhor em uma determinada tarefa. Por que então desperdiçar o potencial que um vendedor exibe em uma determinada área alocando-o em outra onde não tem o mesmo aproveitamento?

Uma gestão de vendas eficiente deve contratar vendedores que atuem apenas em uma etapa da venda. Isso tornará toda a sua equipe mais eficiente e organizada.

Como fazer isso? Por exemplo, o melhor pós-venda, deve focar na fidelização, já o melhor negociador da equipe deve focar na gestão de prazos e preços. Isso tornará a sua equipe de vendas mais focada e garantirá melhores resultados.

4. Organize a equipe por segmento

Uma boa gestão de vendas também deve observar a divisão dos funcionários por segmento. Como você sabe, vender para empresas é diferente de vender para o consumidor final.

Por isso, o ideal é não usar a mesma equipe de vendas para esses dois segmentos, mas sim dividi-la e fazer com que cada equipe foque em um único segmento.

5. Padronize o processo de vendas da sua empresa

Um processo de vendas é um conjunto de etapas repetíveis que sua equipe de vendas deve executar para converter um possível cliente em potencial. Ter um processo de vendas padronizado permitirá que a sua empresa venda mais e exiba ciclos mais curtos.

Todas as etapas do processo de vendas devem seguir um roteiro que garanta que o objetivo de uma etapa seja, de fato, alcançado. Isso fará com que todo atendimento tenha o mesmo padrão, independente do funcionário que estiver atendendo o cliente.

Além disso, a gestão de vendas da sua empresa deve refinar continuamente seus processos com base em dados mensuráveis e feedback constante. Por exemplo, entender onde a maioria das suas transações empaca ajudará a identificar a causa raiz desses erros e permitirá tomar medidas para solucionar tal problema.

Agora que você já sabe como montar um time de vendas vencedor, que tal descobrir como funciona o funil de vendas?

 

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