Quando se fala sobre a nuvem, há sempre o lado que enaltece toda a eficácia e a facilidade proporcionada pela tecnologia e o outro lado, que por repetidas vezes aponta medos, inseguranças e precauções necessárias. Vantagens e desvantagens da nuvem são, com frequência, elencadas com a mesma força e acabam afastando algumas pessoas de procurar saber mais sobre as enormes possibilidades oferecidas por ela.
O conceito por trás da nuvem não é novo. Ele só precisou de investimento e de conexões de internet mais estáveis para ser amplamente difundido e utilizado por todos que buscam servir-se de novas táticas para tornar a vida mais fácil. No artigo de hoje vamos desmitificar as 5 maiores lendas sobre tecnologia na nuvem para que você também possa escolher o lado certo da história. Vamos lá!
Mexer com a nuvem é extremamente complicado
O usuário comum provavelmente encara todos os nomes e termologias relacionados à nuvem como algo complicado e espantoso. Mal sabe ele que já está nela e que trabalha com a nuvem há muito tempo, ao usar e-mails e redes sociais. É simples assim: todas as informações que não estão na sua máquina estão na nuvem. Na maioria das vezes que você navega pela internet, portanto, seu dispositivo é apenas um instrumento para acessar a nuvem. Qualquer pessoa é capaz de utilizar uma conta de e-mail e com os outros serviços da nuvem não é diferente.
Armazenar tecnologia na nuvem não é seguro
Algumas pessoas ainda possuem certo receio de colocar informações pessoais na rede, talvez por conta de informações exageradas que circulam por aí sobre perda e roubo de dados. No entanto já sabemos que, se a utilização for correta, não há o que temer: a nuvem é segura. Problemas entre você e a nuvem só ocorrem se o seu dispositivo estiver infectado com alguma praga ou vírus que intercepte as informações. Para evitar que isso aconteça, utilize ferramentas de proteção, como programas antivírus e senhas fortes. Não guardar sua senha em pedaços de papel ou em arquivos dentro da máquina também são boas dicas de segurança.
Investir no uso da nuvem é muito caro
Outro mito. Se você é uma empresa que precisa utilizar a nuvem (seja para armazenamento, canal de comunicação ou Cloud Computing) é possível escolher planos totalmente flexíveis, pagando no final do mês somente pelo que é utilizado. Ao invés de a sua empresa adquirir servidores caríssimos, que costumam ter o total da sua capacidade utilizada em apenas alguns meses do ano, você usa a nuvem e paga apenas por aqueles meses em que o poder de processamento for necessário.
Servidores internos são melhores que a nuvem
Vamos supor que diretoria de uma empresa ache muito mais seguro manter internos os seus servidores. Estão incluídos aí o servidor de e-mail e o banco de dados. Já imaginou o que pode acontecer se essa empresa for surpreendida por uma tragédia, como um incêndio ou um alagamento? O negócio para totalmente. Por outro lado, ao lançar mão da nuvem e de servidores remotos, todos os arquivos da empresa estarão em vários servidores espalhados pelo mundo, diminuindo drasticamente as chances de a firma ter que parar, mesmo em cenários de tragédias.
A nuvem elimina o departamento de TI
Errado! Mesmo enviando todo o trabalho pesado para a nuvem, o departamento de TI deverá ser mantido. O que mudará nesse caso é a maneira como ele passará a trabalhar. Em vez de perder tempo com reparos e trabalhos técnicos, a equipe poderá se tornar mais consultiva, potencializando o conhecimento em estratégias da área para aplicá-los no alcance de melhores resultados.
E quanto a você? Qual a sua relação com a tecnologia na nuvem? Já venceu seus medos? Conte para a gente nos comentários abaixo!