O universo do comércio exterior é repleto de burocracias que exigem muito conhecimento dos profissionais que atuam nessa área. Eles lidam diariamente com diversas siglas e termos do comex, algumas vezes muito parecidos, que devem estar familiarizados para não serem confundidos.
Se você ainda está adentrando esse campo e deseja explorar mais o assunto, este artigo foi preparado especialmente para você! Neste glossário, você encontrará os principais vocábulos do comex e seus significados, de A a Z.
Por que é importante conhecer os termos do comex?
Saber os termos do comércio exterior é importante e indispensável para todos que trabalham com importação e exportação, seja em qualquer uma das etapas, pois essas palavras ajudam a entender os processos que envolvem essas operações. Apesar de não serem tão complexas, essas são atividades que demandam atenção e conhecimento sobre vários assuntos.
Esses termos te ajudarão a compreender melhor o funcionamento do setor, a legislação relacionada ao Comex, entre muitos outros pontos relevantes. Assim, é possível evitar erros que prejudiquem a operação da sua empresa e causem contratempos, como atrasos, multas e perdas financeiras.
Você deve estar se perguntando: “como vou gravar tantas palavras e siglas?”. Com o tempo, tudo isso fará parte do seu dia a dia, de forma natural. Nós indicamos que você leia muito sobre os assuntos referentes ao comércio exterior. Aqui no nosso blog, temos vários artigos que vão te guiar nesta nova empreitada!
Principais termos e siglas do comércio exterior
A
AFRMM – Sigla de Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante. Trata-se de uma taxa obrigatória que incide sobre os fretes aquaviários. É cobrado por empresas nacionais e internacionais que realizam atividades nos portos do Brasil.
Armador – É a pessoa ou empresa responsável por realizar o transporte marítimo, seja nacional ou internacional.
Ad valorem – É um percentual, calculado em cima do preço da mercadoria, que compõe o valor do seguro do frete e de tarifas alfandegárias.
Admissão temporária – Esse é um regime aduaneiro especial que possibilita a importação temporária de determinados bens para o Brasil. Como eles retornarão ao país de origem, há a suspensão ou isenção de tributos.
B
Balança comercial – A balança comercial é o resultado da diferença entre os valores de exportações e importações realizadas no País em um certo período.
Bill of Lading (BL) – É um documento que define a contratação da operação de transporte internacional, comprova o recebimento da carga e a obrigação de entregá-la ao destinatário.
Bulk cargo – Carga à granel.
Bulk Carrier – Embarcação própria para o transporte de cargas à granel.
Bulk container – Container apropriado para transportar cargas à granel.
C
Cabotagem – Navegação doméstica, que é realizada pela costa do País.
Capatazia – Taxa cobrada para fazer a movimentação de cargas em um porto.
Certificado de origem – Trata-se do documento que confirma a origem de uma mercadoria importada ou exportada que chega na alfândega.
Container – Caixa grande de metal utilizada para transportar cargas.
CIF – Incoterm em inglês, Cost, Insurance and Freight, que significa Custo, Seguro e Frete.
D
Demurrage – Também chamada de sobreestadia, essa é uma multa indenizatória cobrada quando o container não é devolvido vazio no prazo acordado com o armador.
Despacho aduaneiro – É o processo em que a mercadoria importada e os documentos relacionados são fiscalizados
Drawback – É um regime especial de exportação que restitui, isenta ou suspende impostos incidentes na importação de matérias-primas ou componentes, que serão utilizados na fabricação de produtos destinados à exportação.
Draft – É uma espécie de rascunho do conhecimento de embarque, que ainda está sujeito a alterações.
DUIMP – Sigla para Declaração Única de Importação, um documento eletrônico que reúne todas as informações declaradas à Receita Federal com o intuito de agilizar o processo de desembaraço aduaneiro.
DTA – Sigla para Declaração de Trânsito Aduaneiro. Comprovante obrigatório para transportar uma carga de um recinto alfandegário para outro, sem haver incidência de tributos.
E
Ex tarifário – Reduz temporariamente a alíquota do Imposto de Importação de bens de capital, informática e telecomunicações quando não há produção nacional suficiente para suprir a demanda.
Estufagem – Ação de preencher um container de mercadorias.
ETA – Sigla que se refere ao dia da atracação do transporte marítimo.
ETS – Sigla que se refere ao dia da saída do navio do porto.
F
Fatura Comercial – Documento de natureza contratual que formaliza a negociação entre um importador e um exportador.
FOB – Sigla para Free On Board, Livre a Bordo, em português.
Freight Collect – Frete a cobrar ou a pagar.
H
HAWB – Sigla para House Airway Bill, Conhecimento Aéreo emitido pelo consolidador de carga.
I
ICMS – Sigla de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços.
II – Sigla de Imposto de Importação.
Incoterms – São os termos internacionais de negociação entre vendedores e compradores no comércio exterior.
IPI – Sigla de Imposto sobre Produtos Industrializados.
L
LI – Trata-se da Licença de Importação, um documento eletrônico que possui informações sobre a mercadoria a ser importada e o processo de importação, de maneira geral.
LPCO – Sigla para Licenças, Permissões, Certificados e Outros documentos.
M
Mercosul – Bloco econômico que engloba países da América do Sul.
Manifesto de carga – Documento fornecido pela companhia aérea que informa as características da carga, via Siscomex.
N
NCM – Sigla para Nomenclatura Comum do Mercosul.
O
Overweight – Excesso de carga.
P
Packing list – Esse documento diferencia as mercadorias e todos os componentes de uma carga em quantas partes estiverem fracionadas.
Proforma Invoice – Documento responsável por registrar e formalizar a intenção de compra e venda.
R
Radar – Também chamado de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros, permite que uma empresa possa importar e/ou exportar.
RFB – Sigla da Receita Federal Brasileira.
Recof – É a sigla para Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado.
S
Siscomex – Sistema da Receita Federal destinado ao comércio exterior.
T
TEC – Tarifa Externa Comum.
TETI – Transportador Estrangeiro de Trânsito Internacional
U
USD – Sigla para dólar.
V
Voyage – Viagem de longo curso.
W
W/M – Taxa cobrada por metragem cúbica ou CBM.
Z
Zona primária – Trata-se do ponto de entrada ou saída de mercadorias, como portos, aeroportos ou uma fronteira terrestre.
Zona secundária – A Zona Secundária abrange todo o resto do território aduaneiro além da Zona Primária, como águas territoriais, espaço aéreo nacional e territórios terrestres.
Você já conhecia todos esses termos do comex? Descobriu algo novo? Conte para a gente!